top of page

Discurso de ódio

   O discurso de Ódio inclui todas as formas de expressão que disseminam, incitam, promovem ou justificam o racismo, a xenofobia, o antissemitismo ou outras formas de ódio, baseadas na intolerância, incluindo comportamentos agressivos de nacionalismo e de etnocentrismo, discriminação e hostilidade contra as minorias, migrantes e pessoas estrangeiras. Esta é a definição utilizada pelo Conselho da Europa.

Captura de ecrã 2024-01-08 150519.png

   A prevenção deste fenómeno passa por envolver e educar todas as gerações, especialmente as mais jovens, para a cidadania e o respeito pelo outro, capacitando-as para identificar e denunciar atitudes extremistas e valorizar atitudes de coesão que se opõem a este tipo de discurso. O Consórcio do Centro Internet Segura disponibiliza gratuitamente o serviço da Linha Internet Segura, uma linha de denúncia de conteúdos ilegais online, nomeadamente o discurso de ódio. Assim, caso tenhas conhecimento de um conteúdo que consideres ser discurso de ódio, recolhe todas as mensagens/ publicações/registos das comunicações associadas a este conteúdo e submete a denúncia em: https://www.internetsegura.pt/lis/sobre-a-lis

 

Exemplos de discurso de ódio:

A par com o Cyberbullying, também o Discurso de Ódio Online é um fenómeno que visa um discurso hostil e malicioso, dirigido a uma pessoa ou um grupo de pessoas, motivado por uma atitude discriminatória, intimidadora, desaprovadora, antagónica e/ou prejudicial em relação a uma ou mais caraterísticas da(s) vítima(s) como o género, raça, religião, etnia, cor de pele, nacionalidade, orientação sexual e/ou deficiência. 

Exemplos deste tipo de discurso são:

  • Chamar um negro de macaco

  • Dizer que os imigrantes só estão a ocupar espaço no determinado país que se encontra.

  • Chamar alguém de bipolar sendo que é uma doença.​

Descobre mais sobre o Discurso de Ódio

Alguns discursos de ódio...

Socio Digital

©2023 por Socio Digital. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page